Confira as dicas de Conservação de Cobertores e Mantas Jolitex
Se sua preferência é lavar seus cobertores e mantas em uma lavanderia, quando retornarem nunca os guarde nas embalagens da própria lavanderia, pois as mesmas são utilizadas apenas para transportes. Retire-os do saco plástico assim que possível, pois as peças são guardadas ainda quentes dentro dos plásticos gerando umidade, podendo causar mau cheiro e ficar com mofo.
Manchas:
Batom: Passe um pouco de vaselina sobre a mancha e lave com sabão.
Café: Lave imediatamente a peça com água bem quente.
Caneta esferográfica: Antes de lavar, tratar com álcool ou sabão.
Chá: Use água morna e sabão.
Chiclete: Esfregue uma pedra de gelo na área afetada pelo chiclete.
Cola: Dissolve com acetona.
Gordura: Lave rapidamente com água quente e detergente.
Cuidados e Lavagem:
A maioria dos cobertores é lavável à mão ou na máquina, seja ele de poliéster ou acrílico. Mas fique atento, misturar os tecidos de algodão/poliéster com tecidos 100% algodão podem causar desgaste do tecido. Quando for lavar as peças em casa, escolha um detergente suave utilizando a metade da quantidade de detergente recomendada pelo frasco, isso reduzirá os danos às fibras e limpará suas peças perfeitamente.
Nunca aplique o sabão diretamente no tecido, para não manchar e nem desbotar as cores. Se optar pelo sabão em pó, dissolva o sabão para que não fique resíduos nas peças, isso evita que as felpas desprendam-se, danificando o produto.
De acordo com o tecido e volume, existe uma variação na secagem dos cobertores e mantas. Preferencialmente deixe-os secando na sombra, a exposição a altas temperaturas são sempre prejudiciais. Secagem à máquina ou a exposição direta à luz tendem a endurecer as fibras. A fim de evitar a propagação de microrganismo devido a umidade, certifique-se de que ao retirar a peça do varal ela esteja totalmente seca.